O QUE É A FRATERNIDADE FEMININA

A Fraternidade Feminina é uma Associação Civil Paramaçônica Feminina não iniciática, sem fins lucrativos, formada por mulheres de Maçons, assim consideradas aquelas com eles civilmente casadas, ou que com eles mantenham união estável. Também serão admitidas como fraternas, mães, viúvas, irmãs, filhas, e outras familiares de Maçons, tais como: enteadas, cunhadas, sogras, sobrinhas, tias, primas, avós e netas, desde que maiores de 18 anos de idade, além de antigas integrantes da Ação Paramaçônica Juvenil (APJ), Filhas de Jó Internacional, Meninas Arco Iris que destas tenham se desligado em função da idade. As mulheres, esposas de maçons pertencentes às potencias regulares e com tratado de mútuo reconhecimento, a depender do estatuto de cada Potencia serem filiadas, após sindicância, se assim for permitido. Da mesma maneira que mulheres de convivência das fraternas que tenham notável saber e perfil para desenvolver atividades da Fraternidade Feminina, poderão ser filiadas como fraternas, seguindo os mesmos critérios.

São organizadas em unidades autônomas, sempre vinculadas a uma Loja, devendo ser cadastradas junto à Potência, por iniciativa de uma Loja, quando será expedida uma Carta de Registro e reconhecimento.

A presença da mulher na Loja Maçônica fortalece a Fraternidade e conscientiza os Maçons, do seu papel na educação, na união e na ambiência cristã. Sua presença na Loja a torna mais alegre, mais pacífica e com mais integração.